PUBLICAÇÕES

Em 2001 traduzi meu primeiro livro. Era a história de uma menina que entrava em obras de arte de um museu, enquanto conversava com os artistas e personagens. Ela descobriu o segredo do sorriso da Monalisa. E eu descobri que escrever era minha vocação.

Já traduzi mais de 40 títulos, a maioria de literatura para o público jovem. Veja alguns aqui embaixo.

erica e a monalisa

erica e os girassois

erica e os impressionistas

Série Érica  – Traduções publicadas pela Ed. Moderna.

  FNLIJ 2001 – Altamente Recomendável 

 

 

de um a dez

De um a dez… Volta outra vez – Editora Melhoramentos

  FNLIJ 2008 – Altamente Recomendável na categoria Livro Brinquedo

  FNLIJ 2008 – Prêmio FNLIJ Gianni Rodari – Melhor Livro Brinquedo 

 

0001081_curto-e-longo-alto-e-baixo

Curto e Longo, Alto e Baixo –  Ed. Melhoramentos.

  FNLIJ 2008 – Altamente Recomendável na categoria Livro Brinquedo 

 

hana

A Mala de Hana – Traduzido do original Hana’s Suitcase (o site do projeto, em inglês, é lindo! Clique no link e visite!), a emocionante narrativa conta a história de Hana “Hanička” Bradová, uma garota tcheca que viveu durante o Holocausto. Em 2011, essa história foi transformada em filme. Assista o trailer (em inglês).

  FNLIJ 2008 – Altamente Recomendável na categoria Tradução/Adaptação Jovem 

 

edith

Escondendo Edith: uma história real – Ed. Melhoramentos

Edith Schwalb tem apenas seis anos quando Hitler invade a Áustria. De repente, a garotinha se vê obrigada a deixar uma vida confortável em Viena para entrar em uma rotina de fugas e incertezas. Primeiro, sua família se muda para a Bélgica, mas é perseguida e foge para a França. Escondendo Edith tem o objetivo de mostrar os horrores do Holocausto às crianças, para que episódios como esse nunca mais voltem a acontecer.

  FNLIJ 2010 – Altamente Recomendável na categoria Tradução/Adaptação Jovem 

As crianças durante a Segunda Guerra e o Nazismo também foram tema de outras duas traduções:

Jornada-esperanca

Sol e Lisa são duas crianças a bordo do St. Louis, um navio cheio de passageiros judeus que fogem da Europa para salvar suas vidas. O St. Louis, um luxuoso transatlântico, deixa a Alemanha em 1939, levando seus quase mil passageiros para um porto seguro do outro lado do oceano. Eles terão a chance de recomeçar a vida em países como Cuba e Estados Unidos, longe do regime nazista antissemita.
Lisa e sua família ocupam uma grande cabine na primeira classe, enquanto Sol e seus pais estão lá embaixo na classe turística. Eles não se conhecem, mas compartilham uma mistura de sentimentos: animação por estar cruzando o oceano, esperança no futuro e tristeza por estar deixando tudo para trás.

 

978-85-06-06152-7

Em 1947, o Canadá ainda sofre os efeitos do pós-guerra: as pessoas passam por necessidades e o preço dos alimentos não para de subir. Maggie trabalha com o pai, no armazém, fazendo entregas. De repente, o preço do chocolate aumenta para oito centavos!As crianças então resolvem imitar suas mães, que saíram às ruas para protestar contra o aumento do preço do leite.
Elas organizam um movimento que atinge o país inteiro, com passeatas com crianças segurando cartazes, protestando contra o aumento da guloseima.

  FNLIJ 2011 – Acervo básico – tradução/adaptação jovem

 

Entre os trabalhos que mais gostei de fazer está a série Monster High e a Monstramigas. Essas monstrinhas são divertidíssimas! Os livros de atividades são incríveis! Não dá vontade de largar! Todos saíram pela Editora Salamandra.

monsterhigh-leadjpg_254

 

Para acompanhar o lançamento no cinema de ParaNorman  (2012) e Onde vivem os Monstros (2009), tive a honra de traduzir estas lindas histórias para a Editora Salamandra.

 

paranorman livro do filme PARANORMAN_1344718193P

onde vivem os monstros

 

E como eu sempre gostei muito dos clássicos, não pude deixar passar a oportunidade de trabalhar numa série de adaptações para a Editora Paulus, em parceria com o prof. Douglas Tufano. Encontro com os Clássicos é uma série com dezenas de clássicos adaptados, perfeitos para serem lidos em sala de aula ou como apresentação da obra para o leitor. Isso não exclui a leitura do original mas é uma ideia para incentivar a leitura de quem está dando os primeiros passos.

ilha-do-tesouroo-corcunda-de-notre-dame-capa-200x300

sonhos de uma noite  a-medico-e-o-monstro

as-aventuras-de-robinson-cruzoe-capa-199x300  dorian-199x300

razão  9788534932431-1

9788534934565

 

Em 2012, nasceu meu primeiro livro: Quando o Sol Encontra a Lua. Uma história de amor, uma história universal, uma paixão adolescente daquelas que nos fazem acreditar que podemos mudar o mundo. A Editora Moderna acreditou e o livro foi um dos representantes brasileiros na Feira do Livro Infantil de Bolonha/Itália, 2014.

CAPA qnd o sol-1 menor

 

Mais um clássico entrou na minha vida: O Maravilhoso Mágico de Oz (2013), uma aventura incrível que foi escrita há mais de cem anos e continua encantando adultos e crianças. Com ilustrações primorosas de Carlo Giovani, a tradução integral saiu pela Editora Salamandra. A linda edição também inclui uma pequena biografia do autor e algumas páginas escritas por mim para situar o leitor no momento histórico que o livro foi escrito. Imperdível!

Capa_Mágico-de-Oz_11mm-1

 

Lançamento da Bienal de São Paulo 2014, O Presente de Anna conta a história de uma menina de nove anos que é obrigada a sair da Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Uma linda história de mudança, descobrimento e aceitação. Publicação da Editora Melhoramentos.

download

 

2015 começa bem! Já saiu meu segundo livro pela Editora Moderna!

brigas

Brigas, Bilhetes e Beijos conta a história de Aurora, que acaba de chegar na escola nova. Ao contrário de sua amiga Fabiane, ela quer passar despercebida e não pensa em fazer amigos. Sabe por quê? Porque ela já sabe o que é ser vítima de bullying. O que ela não sabe é que essa mudança será a primeira de muitas, e serão todas pra melhor, muito melhor… Coragem, cabeça erguida e muita, muita vontade de fazer do mundo ao nosso redor um lugar melhor. Leia e volte pra me contar o que achou!

 

download

Todas as sextas, o livro de estreia da chef Paola Carosella, combina um relato autobiográfico arrebatador e uma seleção das receitas que fizeram o sucesso dos menus especiais da chef às sextas-feiras em seu restaurante Arturito, em São Paulo.
As belíssimas imagens do premiado fotógrafo britânico Jason Lowe, e sua linda carta de amor que eu tive o prazer de traduzir, completam esse belo livro.

 

Nao Cale Fale - Capa CP 01ed01 CORR.indd

2017 começa com uma tradução… A história de Jelly, um garoto que adora jogos de computador e é expert em programação, que se depara com uma situação difícil na escola: vítima de bullying e injustiça, ele aprende (e ensina!) que falar sobre a situação é uma das melhores formas de combatê-la. Afinal, todos devem saber que o problema é real e existe, certo? Jelly descobre assim quem são seus verdadeiros amigos e aprende a enfrentar sua insegurança e medo, encontrando a sua própria voz. Essa história é linda e inspiradora, além de muito engraçada!

Nem todos os livros que passaram por mim estão aqui, mas estão todos no meu coração! E as palavras não param! Já, já tem mais… 🙂

Anúncios

1 comentário a “PUBLICAÇÕES”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: