Frio é tempo de tricô!

Continuando as tendências do inciante porém prendada, sugiro três modelos fantásticos de pecinhas para esquentar/enfeitar nos dias frios ou mais ou menos:

 

1. Poncho
Poncho Mantiqueira da Pingoiun

Existem ponchos mais complicados, com franjas e detalhes em crochê etc etc. Mas para quem está começando no tricô, nada melhor do que dois retângulos iguais. Veja só a receita:

Material: Pingouin Marrakesh: 3 nov. rondônia (2076); ag. para tricô Pingouin nº 6 ; ag. para crochê Pingouin nº 4; ag. circular Pingouin nº 5.

Pontos empregados
Ponto tricô: tric. Todas as carr. m. ou t.. Barra 2/2: * 2 m.; 2 t.*; 2 m.. Ponto fantasia: seguir o gráfico. Franja em crochê: seguir o passo a passo.

Amostra
Um quadrado de 10 cm em ponto fantasia nas ag. nº 6 = 15 p. x 21 carr.

Realização
O xale é trabalhado em dois retângulos iguais. Montar 68 p. nas ag. nº 6 e tric. do seguinte modo: 4 p. em p. tricô e 64 p. em p. fantasia seguindo o gráfico. A 65 cm do começo, rem.. Fazer outra parte igual começando pelo ponto fantasia.

Modo de armar
Costurar os retângulos seguindo o esquema de montagem. Fazer a franja em crochê na parte indicada no esquema de montagem. Levantar 72 p. na abertura do xale e tric. em barra 2/2. A 5 cm do começo, rem..

E é só! Que maravilha! Muuuito fácil!

 

2. Cachecol

Cachecol Listrado Pingouin 

Lindo, lindo, lindo o cachecol colorido! E o melhor, dá pra fazer com sobras!! Receita a seguir:

Material: Pingouin Sedificada :1 nov. de cada uma das seguintes cores: pisello (1625); néctar (228); m.bronze (723); cereja (353); nínive (701); ag. para tricô Pingouin nº 6 1⁄2; ag. para crochê Pingouin nº 4.
Pontos empregados: Barra 1/1:* 1 m.; 1 t. *; 1 m..Franja em crochê :seguir o passo a  passo (igual ao de cima). Amostra: Um quadrado de 10 cm em barra 1/1 nas ag. nº 6 1⁄2 = 24 p. x 20 carr.
Realização: Montar 46 p. nas ag. nº 6 1⁄2 e tric. em barra 1/1 na seguinte ordem de cores: * 13 cm pisello, 13 cm néctar, 13 cm m.bronze, 13 cm cereja, 13 cm cru * (2 v.), 13 cm pisello, 13 cm néctar, 13 cm m.bronze, 13 cm cereja. A 182 cmdo começo, rem.. Terminado o cachecol fazer nos dois lados menores a franja em crochê seguindo o passo a passo, usando um fio de cada cor para cada grupo da franja.

 

3. Blusa para fazer charme

Blusa Fiesta - Pingouin

Outra blusa facílima e linda. Faça com um fio brilhante e use com um broche bem bonito à noite. Durante o dia, coloque por cima de uma cacharel justinha, sobre uma calça sequinha, e pronto! Linda em cinco minutos! Receita:

Material: Pingouin Neoné – 12 bolas na cor 702 (ouro); ag. para tricô PINGOUIN nº 4.
Pontos empregados: Barra 1/1 – 1ª carr.: * 1 m., 1 t. *
AMOSTRA: Um quadrado de 10 cm em barra 1/1 = 32 p. x 30 carr.
EXECUÇÃO: Frente e Costas são iguais, começando pela parte inferior. Para a parte da frente, montar 98 p e tric. em barra 1/1. A 25 cm do início, rem. acompanhando o p. Fazer a parte de trás da mesma maneira. Para cada tira da parte superior, montar 98 p. e tric. em barra 1/1. A 120 cm do inicio, rem. acompanhando o p.
MODO DE ARMAR: Fechar os lados da parte inferior. Para formar a Frente, por a tira A sobre a tira B, como mostra o esquema de montagem e prender na beirada da parte inferior da Frente com p. invisíveis. Para formar as Costas, por a tira B sobre a tira A e prender na beirada correspondente da parte inferior.

Fiesta - esquema

Dito isso, vamos ao tricô!! Depois posto algumas fotos das minhas artes por aqui…

Anúncios

33 comentários a “Frio é tempo de tricô!”

  1. Olá!
    No poncho acima, vc disse pra seguir o esquema de armar, mas eu não entendi e nem vi. Sou iniciante e não vi o esquema aqui nesta pagina!!
    Daria pra ser mais especifica?
    Grata

  2. Oi, Ivani!! Desculpe-me, mas realmente não sei o que aconteceu mas o esquema sumiu!! Agora, eu recoloquei tudo certinho. Poncho é muito legal para iniciantes (comecei por eles e pelos cachecóis). No começo, realmente é imprescindível o esquema, depois vai ficando mais fácil e você até será capaz de amarrar o seu como você quiser, usando toda a criatividade. Enquanto isso, taí o esquema da Pingouin, que sempre dá certo!!
    Abraço, obrigada pela visita e boas tricotadas!
    PS. Depois escreve se der tudo certo!

  3. Olá, Terciane! Obrigada pela visita e pelo comentário, que bom que você gostou! Espero que as lindas receitas da Pingouin possam te dar algum lucro! Ou um presentinho para você mesma ; ).
    Abraço, volte sempre!

  4. Olá, Marisa! Obrigada pela visita! Que bom que você gostou! Estou sempre postando mais e mais dicas.
    Apareça sempre para conferir!
    Abraço!

  5. Oi, Ildinha!! Olha, não coloquei seu outro comentário no ar porque não consigo tirar o sobrenome! Mas reproduzo aqui o seu texto:

    “Sou iniciante em trico e tudo o mais que se refere a artesanato. olhando o teu blog achei este bolero ,adorei mas não é bem o que queria pra min pois sou gordinha,e gostaria de algo em trico que amenize as minhas saliencias de abdomen e barriga, ok! Espero com urgência pelo teu socorro bjjj!”

    Engraçado você ter escrito justamente neste post, porque eu ia sugerir este poncho! Ponchos são o máximo: deixam a pessoa elegante e disfarçam as saliências. Uma dica: use uma lã com trama (aquelas que usam vários fios fininhos juntos) e não uma lã grossa (não use uma Marte ou Ponto Alto,por exemplo), porque a lã grossa deixa a peça “armada”. Escolha uma cor escura: marrom chocolate, azul marinho, vermelho escuro (acho lindo!) ou uma mesclada (tipo Família Stamp).

    No post de receitas com a Ponto Alto, da Aslan, dá uma olhada no casaquinho branco, acho que fica bem legal pra você também (substitua por uma lã mais fina). Mas acho que, por você ser iniciante, começar com uma peça mais fácil, como o poncho acima, é melhor, porque nos incentiva a continuar e não desanimar!

    Como eu sempre digo, a gente tem que se valorizar, né? Não existe o que não pode, existe apenas o que fica mais bonito. Vou postar mais receitas de ponchos e mantas (que é um cachecol mais largo) que valorizam seu tipo de corpo. Então, volte pra dar mais uma olhadinha e se inspirar.

    Beijos e boa sorte! Volte pra contar que deu certo!

  6. Boa tarde, por favor gostaria de receber a receita de como fazer o ponto fantasia, pois peguei um sapatinho pra fazer e quando chega no ponto fantasia eu nao sei sera que vc pode mim mandar??

  7. Oi, Auxiliadora! Obrigada pela visita!
    Então, vou te explicar… Ponto fantasia é a combinação de pontos de uma receita. Se você pegou a receita do sapatinho e está escrito “ponto fanstasia” deve haver um pedaço explicando quais pontos serão usados logo no começo da receita. O “ponto fantasia” é o nome que se dá a qualquer combinação de pontos de uma receita. Não existe UM ponto fantasia. Existe O ponto fantasia DAQUELA receita. Leia com cuidado a página e procure a descrição dos pontos. Talvez você encontre mais ou menos assim:
    Pontos Utilizados
    Ponto meia
    Ponto tricô
    Ponto barra 1/1
    Ponto fantasia: (AQUI VAI A DESCRIÇÃO DE QUE PONTOS SERÃO UTILIZADOS).
    Espero ter te ajudado!
    Boa sorte!
    Beijinhos!

  8. olá, renata! estou aprendendo a tricotar e já fiz alguns cachecóis. agora quero passar pros ponchos! rss
    adorei este da pingouin, mas tenho algumas dúvidas. como seu blog tem me ensinado muito (muito obrigada! e parabéns!!!…), resolvi perguntar…
    primeiro, não encontrei a lã indicada. comprei outra – sedificada – e queria saber como fazer a correspondência de pontos e de agulha.
    outra coisa: depois de entender que o gráfico mostra as camadas do direito (!) ficou a dúvida de como fazer o avesso: só tricô, só meia, segue o mesmo esquema do direito???
    e a última: não tenho agulha circular, vai fazer falta ou posso substituir pela normal (duas agulhas)?
    desculpe tantas perguntas… estou aprendendo pela internet!
    beijinhos!
    parabéns mais uma vez pelo blog e pela iniciativa de dividir sua arte com a gente!!!

    1. Oi, Helen!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Pra fazer a correspondência, vc tem que fazer uma amostra que seja do mesmo tamanho da indicada na receita (10cm x 10cm). Aí vc vai ver quantas carreiras e quantos pontos a mais ou a menos vc terá que colocar pro quadradinho ficar com essa medida.
      Avesso: o tricô é sempre avesso do meia, a não ser que esteja escrito diferente. Se não está, é porque é tricô.
      A agulha circular é pra levantar os pontos. Caso vc não tenha, não tem problema! Faça a mesma coisa com as agulhas normais.
      Agora é com vc! Boa sorte e volte pra contar se deu certo!
      Beijinhos!

  9. Olá Renata,adorei suas receitas….estou à procura de um poncho do jeito que a amiga acima está pedindo,pois sou alta com 170 ,preciso de um que fique bom para mim.Quero fazer com ponto fantasia aberto como 1t,laç,2jt.Já comprei 6 novelos da lã Joy e mais dois de uma lã bem fina belle da Santo Amaro,quero misturar em algumas partes do poncho,estou ansiosa para começar . Hoje li em alguma das páginas em que procurei alguma coisa que me interessasse a palavra Tricólotra posso dizer que estou virando uma rsrsrsrsrsrs.Obrigada aguardarei sua resposta,bjs

    1. Oi, Nivania!!
      Adorei a “Tricólotra”! Não conhecia, mas acho que tb sou uma!! ehehe
      Olha na página da Pingouin http://www.pingouin.com.br que tem receitas de muitos ponchos!! Adapte a receita ao ponto que vc quer e use a Belle apenas no acabamento, na última carr. ou mesmo apenas nas franjas. Fica bem bonito! 😀
      Beijinhos e boa sorte!

  10. Boa tarde

    Estou querendo aprender a fazer trico, mas não sei nem por onde começar. Poderia me enviar videos de iniciante.

    Tks

  11. Renata, amei o seu site, infelizmente a montagem do poncho não conclui. Mas vou tentar fazer assim mesmo obrigado . Parabéns
    bjs

  12. Blusa Facilima

    Que coisa mais linda !

    Sou tamanho petit (1.59m) Posso usar tal modelo sem medo de errar…?

    Um dia , quem abe farei uma desta.
    Grande abraço e FELIZ 2010 !

    Zizi

    1. Zizi!

      Pode usar tranquila! Lembre-se apenas de completar o look com salto! 😀

      Feliz 2010, beijinhos mil e volte sempre!

  13. Adorei seu blog e tenho visto como é famosa!!! Minha mãe adora seus tricôs e fico procurando receitas pra ela fazer, por sinal ela adora, para vestir a família toda. Parabens por seus trabalhos.

  14. em primeiro lugar quero comprimenta-la pelos seus trabalhos são todos lindos e o poncho veio de encontro com o que eu estava procurando ta lindo. amo o croche e o trico e todos que tambem gostam. parabens.DEUS
    te abençoe, beijos. sou da Praia Grande. ate a proxima.

  15. Adorei esse blog!

    Sempre achei que nunca conseguiria aprender a tricotar, mas por incrível que pareça já fiz algumas peças bem bonitas! Mesmo devagar (falta um pouco de tempo) estou animada!

    Começei pelos cachecóis e ponchos. As próximas tentativas serão blusas.

  16. Ola Renata desculpe de eu entra no seu blog, mas amo trico e gostaria de saber se você poderia ensinar-me a fazer blusa de trico toda trabalhada com agulha circular . sem mais agradeço.bjs.

  17. Olá Renata, será que você pode me ajudar com uma receita de blusa de trico feita com agulha circular. sem mais agradeço. bjs.

    1. Cidinha, dá uma olhada no site da Pingouin (www.pingouin.com.br) que tem muitas receitas infantis. Beijinhos e boa sorte!

  18. Olá

    Adorei seu blog

    Poderia me ensinar como fazer uma gola rulê e qtos pontos tenho que diminuir no blusão para montar a gola e tbm qtos pontos levanto para fazer a gola.

    Um beijão

  19. oie! fiquei surpresa de achar alguem com meu sobrenome, gostaria de saber se o seu é apelido ou sobrenome? bjs.

  20. tenho uma revista da minuano ano 3 gola com flor confec.por maria ap.rodrigues dos santos eu não entendo a receita que se diz; PRIM.CARR *3p.meia, 3p.trico*,* 3p.meia ; seg.carr. *3 ponto tric, 3pmeia* 3p.trico , só que sã 48 pontos e ele termina em meia , como posso começas a seg carreira em trico? por favor me ajude

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s