O acalento do Acalanto

Para mim, tricô rima com aconchego, tarde de família conversando e rindo, perenidade. E não há nada que faça uma mistura ainda melhor com tricô do que um acalanto. Acalanto, a canção de ninar, foi tema de um projeto que teve seu site oficial lançado esta semana.

Lembro-me de uma linda canção de ninar, dinamarquesa, que ouvi minha amiga Majbrit cantando. Não entendi uma só palavra (além de Moa, que quer dizer mãe) mas a suavidade e a delicadeza da toada eram tantas que me comoveram. Em qualquer língua, em qualquer contexto, uma canção de ninar sempre cumpre a sua função: deixar coraçõezinhos em paz e mães sossegadas. Até os mais grandinhos (aí me incluo) são confortados por uma velha cantiga, que evoque um ambiente de paz, segurança e eterna tranqüilidade.

Esse clima de aconchego e carinho combina muito com Marc Chagall, o pintor russo carregado de saudade que pintava os amantes flutuando pelo céu de Paris. Sua Rússia natal era apenas uma memória de vacas e vilas, judeus tristes e neve. No meio de tudo, o amor de uma mulher coloria sua solidão. A visão do quadro aquarelado embaça o olhar emocionado daqueles que olham para a infância com saudade.

Em qualquer idade, precisamos do conforto emocional que uma voz terna pode proporcionar. Se for a voz da mãe, ainda melhor. Lembro-me de um trecho de uma canção, nem sei bem se é um acalanto, mas é uma cantiguinha assim:

 

Alecrim, alecrim dourado

Que nasceu no campo

Sem ser semeado…

 

Visite o site do projeto e cante o seu acalanto: www.auditorioibirapuera.com.br/home_acalanto.aspx

Anúncios

Um pensamento em “O acalento do Acalanto”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s