Comida e Música da China

Atendendo a pedidos (e algumas ameaças, ehehe, né, Dani?), estou postando aqui uma sugestão de almoço ou jantar diferente, com um toque oriental! Aproveite o final de semana e faça uma coisa diferente! 

Vamos lá às receitinhas e depois, pra acompanhar a refeição, uma sugestão de trilha sonora!

.

TOFU COM PIMENTÃO

 

Como vocês já sabem, eu não como carne. Então, tenho que usar minha criatividade na hora de preparar minha comida senão como sempre a mesma coisa. Tofu é uma coisa legal porque cabe em muitos pratos, pode ser feito de qualquer jeito (frito, cozido, ensopado…) e, geralmente, pega o gosto dos ingredientes que você coloca junto. Então vamos lá:

 

img_66191

Corte uns 400g de tofu em cubinhos de 2cm x 2cm

.

img_6621

Faça um molhinho com 2 col. (sopa) de shoyu, 1 col. (sopa) de gengibre em tiras, sal e pimenta a gosto, e distribua uniformemente sobre o tofu. Coloque na geladeira (isso facilita a absorção).

.

img_6638

Corte 2 pimentões em tiras finas. Eu só usei o verde, mas você pode usar um verde e um vermelho.

.

img_6639

Pique 4 dentes de alho bem picadinho. O truque pra picar é o seguinte: coloque uma faca larga de lado e esmague o dente contra a tábua. Depois vá batendo a lâmina sobre ele, segurando o cabo fixo na tábua e só mexendo a ponta. Será que deu pra entender? Um lado fica parado e o outro se mexe numa curva. Dá super certo.

.

img_6640

Aqueça um pouco de óleo numa panela wok e deixe esquentar bem. Coloque o alho e mexa um pouquinho, mas não deixe dourar. Tire o tofu da geladeira e leve direto pra wok. Com o “susto”, o tofu adquire uma coloração dourada. Frite uns 3 minutos e depois jogue o pimentão. Frite por mais quatro minutos. Desligue o fogo e jogue umas 10 gotinhas de óleo de gergelim e umas 2 col. (sopa) de cebolinha picada. Tampe.

.

img_6641

Enquanto isso, faça o macarrão. Esse é Udon, um macarrão de farinha muito branca, tipo talharini (chatinho). Mas você pode também usar macarrão para Yakissoba (a diferença é que nesse vai ovo e ele é bem amarelo). Como não vai azeite, a dica pra não deixar o macarrão grudar é: depois de pronto, ponha numa peneira e passe na água fria. Ele fica soltinho.

.

img_6644

Coloque o macarrão na tigela e o tofu por cima, assim o caldinho do tofu vai saborizando o macarrão. O óleo de gergelim e a cebolinha servem para aromatizar. Por isso, quando você fecha a panela logo depois de colocá-los, quando você abrir vai sair um aroma muito gostoso. O tempo certo de maturação é o tempo do macarrão (uns 6 minutos). Bom apetite!!

.

Ah, pra beber, acompanha chá de jasmim. As folhas mesmo, não os de saquinho. O chá é dourado e servido bem quente e sem açúcar.

.

Pra comer ouvindo e vendo:

 

 

 .

.

ENSOPADO DE TOFU COM ALGAS E COGUMELOS

Esta receita é pra quem não tem medo do novo. Os ingredientes podem ser encontrados em lojas de produtos orientais. Vai sem medo!!

 

img_6650 img_6651

 Pegue uma folha de alga Kombu, corte ao meio e deixe hidratar por uns 15 minutos em água morna. Não jogue fora a água. Corte a alga em tiras finas.

.

img_6652 img_6654 img_6656 img_6657

Hidrate, também com água morna por uns 15 minutos, o cogumelo Orelha-de-Pau (1ª foto) cortado em tiras (ou inteiro), a alga Wakame (2ª foto) e o cogumelo Shitake (4ª foto), todos em pequenas porções. Corte em tiras finas os que estiverem inteiros depois de hidratados. Com o Cogumelo do Sol (3ª foto), faça assim: ferva essa pequena porção em 1 litro de água. Quando subir a espuma, desligue, espere esfriar e corte em pedacinhos. Não jogue fora a água de nenhum deles.

.

img_6661

Não se assuste! O Cogumelo do Sol é mesmo bem pretinho por dentro!

.

img_6659

Corte uns 400g de tofu e ferva em 1 litro de água por dez minutos numa panela grande.

.

img_6660

Depois de 10 minutos, jogue um pacotinho de Hondashi (caldo de peixe) por cima do tofu e espalhe. A cada quatro minutos, vá jogando os outros ingredientes (e a água de cada um) na seguinte ordem: Kombu, Shitake, Orelha-de-Pau e Cogumelo do Sol. Desligue quatro minutos após jogar o Cogumelo do Sol. Jogue a Wakame e misture.

.

img_6662

Para dar mais sabor ao caldo, jogue 1 col. (sopa) de camarões secos. Dica pra comprar esse ingrediente: eles tem que ser bem pequeninos e bem vermelhinhos. Tampe a panela e aguarde uns 5 minutos.

.

img_66631

Está pronto seu ensopado chinês! Se quiser, pode comer com arroz ou harusame (macarrão branco de feijão verde), mas sozinha já é muito completa e tem muita proteína! Boa para esquentar num dia frio.

.

Pra comer ouvindo música orquestrada com aquarelas de inspiração taoísta:

 

.

.

GELATINA DE AMORAS

Claro que não podia faltar a sobremesa! No caso da sopa, essa sobremesa não combina muito e seria legal fazer as famosas frutas carameladas (banana ou maçã). Mas não estava a fim de fazer frituras então passo essa outra receita, bem mais fácil e super refrescante!

.

img_6642

Numa tigela pequena, coloque 1 pacotinho de gelatina em pó sem sabor e hidrate com 1/2 copo de água. Numa panela, coloque 1/2 copo de água, 1 copo de leite, 1/2 copo de açúcar e, mexendo sempre, leve ao fogo brando até o açúcar dissolver completamente. Tire do fogo, junte a gelatina já amolecida, 1/2 colher de chá de essência de amendôas e misture bem. Despeje numa forma e deixe na geladeira por 30 minutos ou até firmar. Fica gostoso se, na hora de servir, você cortar em quadradinhos e misturar com frutas refrescantes, como kiwi ou lichia. Para dar um contraste com o macio da gelatina, coloque amêndoas raladas por cima.

.

Esta é pra comer ouvindo uma música tradicional cantada muito delicada, que fala de amor:

 

.

.

.

 

Anúncios

9 comentários a “Comida e Música da China”

  1. Oh, Rê… que fome que me deu! rs…
    Lembro sempre daquele nosso almoço na Liberdade. Poucas vezes comi algo tão saboroso.

    Eu nem digo que vou tentar fazer suas receitas, pq não vou. Caso tente, vou estragar tudo, então deixa pra lá! hahahaha… Vou pedir pra minha mãe, quem sabe?

    B-jinho.

  2. Merci, merci, merci, Renata. Hoje é sábado e ontem não tive tempo para minhas visitas virtuais. Já estamos na hora do jantar e teremos rolinhos do Viêt-Nam ( são melhores que rolinhos da primavera ). E comprei um chá chines que me custou uma fortuna: Pu Er Imperial – chá vermelho, ou seja o verde envelhecido. Aqui perto de casa, temos 3 lojas chiques que só vendem chás e infusões. Como não bebo refrigerante, café, chá preto, alcool e outros mais, vou de chá verde, chá branco e chá vermelho. E em uma dessas lojas, a proprietária que é Viêtinamita ( caramba, está certo ) tem latas e latas de folhas chinesas e japonesas, das quais algumas japonesas chegam a custar muito mais caro que uma boa garrafa de champagne. É chá para degustar. Merci, merci pelas receitas. Eu não sou vegetariana e ainda por cima não consigo encarar um tofu. O aspecto e a textura não me atraem, não me inspiram. Mas estou te escrevendo em clima musical. Merci. Mas conte aqui para mim; o que te fez tomar a decisão de se tornar vegetariana? Outra coisa, não sei se te contei … Achei uma tintura de cabelo permanente fabricada no Japão – http://www.bigen-usa.com/ – vai dar uma olhada. Aqui na Europa, a gente só encontra em lojas de produtos africanos. Comprei, usei e estou adorando. A Henna preta estava dando reflexos avermelhados ( que eu detesto ) nos meus cabelos. Usei o Bigen black-brown e fiquei com a juba como um urubú. Decidi desbotar o excesso de preto e depios de muita pesquisa em frances e em ingles pela Internet, descobri um forum onde uma menina dizia ter perdido a coloração dos seus cabelos usando o shampoo do namorado: Head & Shoulders – aquele azul anti-caspa. Caramba, não é que funciona mesmo? Vai no site do Bigen dar uma olhadinha. Meus fios brancos estão adorando a cor black-brown. Nossa são quase 19h00. Tenho que fazer o rango do trio calafrio ( não sei quem come mais, se marido ou filhos ) antes da hora de tentar apagar o máximo de luzes. Hoje aqui está frio e chovendo em quase toda a Europa. Não dá para acreditar que muita gente consiga ficar dentro de casa, no escuro, enquanto chove e faz frio lá fora. Tenho que ir. Bisous chuvosos e primaveris. Daniela ;oD

  3. Renata, acabamos de jantar e vindo verificar os meus e-mails antes do apagão ( hahaha ), um amigo dos velhos tempos de escola no Rio, me mandou isso aqui http://www.youtube.com/watch?v=VQ3d3KigPQM&eurl
    vai ver que é muito legal. O texto do e-mail que ele me transferiu é :Cerca de 350 dançarinos profissionais fizeram uma performance de três
    minutos na Liverpool Street Station, uma grande estação de metrô em
    Londres, na quinta-feira 15. A ação foi patrocinada pela T-Mobile, uma
    operadora de celular que atua na Europa e nos Estados Unidos, para a
    gravação de um comercial para TV. Como a empresa anunciou que faria
    uma ação (sem especificar o quê) no metrô, muitas pessoas acompanharam
    a gravação, captada com câmeras escondidas. O vídeo foi visto 1,9
    milhão de vezes. Confira a idéia maravilhosa. EU ADOREI. Tive vontade de estar dançando junto com o povo. No Central Park em NY tem muita coisa bacana também. Bisous, que está chegando a hora. Daniela

    1. Daniela, arrasou!! Esse vídeo é demais! Queria poder participar de uma coisa dessas!!
      Fiquei um pouco decepcionada com a Hora do Planeta aqui. Da minha janela no 20º andar (olha que tenho a vista privilegiada) vi 3, isso mesmo, só 3 pessoas apagando a luz na hora certa. Enfim…
      Ah, não sabia que vc não gostava de tofu!!!! Vou preparar com outra coisa… 😉 É que eu tinha um tofu de quase 1k e precisava gastar.
      Realmente, rolinhos vietnamitas são muito gostosos, com a massa de arroz. Também adoro! É bem mais leve e com certeza bem menos gorduroso que o tradicional chinês. Eu ia postar músicas dos meus cds mas achei melhor os filminhos, bem legal, né? Engraçado vc ter falado do Pu Er porque acabei com uma latinha semana passada. É um chá gourmet, muito bom. No momento, estou tomando outro um pouco raro, vê se vc acha por aí: chá de favas de baunilha. É extremamente aromático (parece um perfume) e amarelinho. A água fica com um brilho perolado, é incrível!!! Aí tem aquele chá de jasmim da flor que se abre no copo?? É chinês e é um espetáculo! Ah, experimente um chá japonês com arroz, ui, não me lembro o nome… É pra tomar de olhos fechados! E por falar em olhos fechados, vc mistura sabores?? Tem uma receitinha famosa: água de rosas e flor de laranjeira. É assim: ferva 1 copo de água de rosas e 1 copo de água de flor de laranjeira (ou use a própria flor, como um chá). Tome esse conteúdo durante todo o dia. Deixa todos os fluidos corporais perfumados. Então, toma-se durante o dia e vê-se o resultado by night, got it?? 😉 Chá de hortelã dá o mesmo resultado.
      Acho que nasci vegetariana. Minha mãe contou que a primeira vez que comi carne de vaca (ainda era quase bebê, na papinha) gritei e chorei copiosamente. Toda vez que eu comia um bife era um sofrimento intenso. Detesto o gosto, a textura e a ideia que um animal teve que ser brutalmente sacrificado para isso. Enfim, não é pra mim. Só como peixe de vez em quando, mas quero parar com tudo responsavelmente. Não quero ficar com problemas de saúde e deficiências. Já tomo complementos e tive que voltar a tomar leite e a comer ovo (não galado). Tô bem, me cuido.
      Bigen é demais mesmo!! Minha tia e minha mãe usaram muito. A gente encontra essa tintura aqui, no bairro oriental. É a japonesa, né? Fica um preto maravilhoso!!! E a dica de colorir e delicadamente “descolorir” um pouquinho é ótima! Deve ter ficado bem legal!!! Aliás, vc não quer me mandar uma foto sua?? 😀 renatabatata_blog@hotmail.com.
      Fiz samosas esta semana e acertei a mão!!! Ficaram deliciosas! :p Acho que vou postar a receitinha semana que vem!!
      Ah, e fico devendo sua receita sem tofu! Peixe ou frutos do mar seriam uma boa ideia, né? Ah, na receita da sopa pode substituir o tofu por vôngoles e mexilhões que fica joia!!!
      Beijinhos, Dani, inté!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s