A gente precisa parar de ter medo

Hoje a palavra que mais escuto é medo: medo de perder o emprego, medo de ficar sem dinheiro, medo de perder quem se quer perto, medo de não dar conta do prazo, medo de sair na rua, medo da chuva…

Se pararmos pra pensar, dá, sim, pra ter medo de tudo. Medo, inclusive, das coisas que a gente mais gosta e estão ameaçadas. Medo de perder é, essencialmente, o medo maior. Como podemos nos livrar desse medo que nos paralisa e nos impede de viver?

O princípio do medo é o apego. Nossa vida deveria ser um treinamento constante de desapego, deixando ir tudo que gostaríamos que ficasse. É difícil, é muito difícil. Escreveu Manuel Bandeira, no poema “Lua Nova”:

Todas as manhãs o aeroporto em frente me dá lições de partir:
Hei de aprender com ele
A partir de uma vez
– Sem medo,
Sem remorsos,
Sem saudade.

E, ao deixar partir, também precisamos aprender a partir. A carregar nosso corpo e, com nossa próprias pernas, ir embora. Às vezes, isso é questão de vida ou morte: sair de uma relação abusiva, de um lugar que te faz mal, de um emprego que te deixa doente, de uma vida que você não gosta. É difícil, muito difícil. Mas quando a gente se livra do peso, se dá conta que nem sabe como estava aguentando.

E, às vezes, a gente tem que partir porque tá tudo bem, mas podia ser melhor. Poderíamos sorrir mais, poderíamos viver mais plenamente, poderíamos ter mais flores. Temos que assumir a responsabilidade pelas nossas vidas: a gente está onde a gente se coloca. Quem te colocou aí, onde você não quer estar? Pare de apontar o dedo. Se não foi você, cabe à você, então, sair.

E nessa hora o medo paralisa. Em vez de lidar de uma vez só com um medo enorme, pratique pequenos exercícios de desapego todos os dias: jogue fora, doe, venda. Limpe. Faça as pazes com algo que deixou pra trás. Perdoe. Isso vai construir a sua força. E quando chegar a hora de dar aquele passo, vai ser mais fácil.

Arte: Sandra Dieckmann

Advertisements

2 comentários a “A gente precisa parar de ter medo”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s