Lições Básicas de fotografia para Blogs e para a vida – PLANOS

Sempre que visito blogs, especialmente os de wardrobe remix, percebo uma certa dificuldade em ‘fabricar’ a própria imagem. Longe de mim querer parecer a sabe-tudo e eu mesma ainda não consegui dar às minhas imagens a personalidade ideal. Mas minha experiência como fotógrafa (já tive estúdio e tive fotos expostas até no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo) me “autoriza” a dar algumas dicas preciosas! Vamos lá:

 .

CUIDADO COM O FUNDO

wishwish

wishwish04

Se o fundo for muito confuso, sua imagem pode ficar diluída e se perder entre tantas informações. Se estiver fotografando e puder se afastar de pessoas ou objetos fica bem mais legal porque o segundo plano vai ficar fora de foco e o “embaçamento” contribui para melhorar sua imagem. Se optar por uma imagem com ‘barulho’ (fundo com muitas informações) pense em como isso contribui para construir sua imagem e transmitir sua linguagem de moda. Tem que ser uma opção pensada e não um acidente. Fotos daqui.

.

CUIDADO COM OS PRIMEIROS PLANOS

wishwish03 wishwish02

O primeiro plano é tudo que aparece na imagem antes do objeto principal. É um grande “criador de clima”: fornece elementos, transmite aconchego e traz o expectador para dentro da imagem. Por isso, preste atenção nele! Na maioria das vezes, ele aparece fora de foco pra não chamar mais atenção do que o motivo da foto, mas muitas vezes pode ser o contrário: ele serve como detalhe e o principal fica em segundo plano, desfocado. Isso, claro, se o expectador já conhece o segundo plano… deu pra entender? A foto abaixo é um exemplo disso.

sonia-141

As fotos acima são do WishWishWish e a foto grande do Cherry Blossom Girl

 

Anúncios

9 comentários a “Lições Básicas de fotografia para Blogs e para a vida – PLANOS”

  1. adorei seo post, eu adoro tirar e ver fotos, mais na hora de fazer as minhas dependendo do lugar não capricho muito :S agora vou tentar fazer melhor 🙂

  2. Renata quanta dica preciosa, já li e vou reler com certeza,amo brincar com fotografia, é meu xodó. Minha camera está quebrada e totalmente sem foco, vc não tem idéia de como sofro com isso.=(
    Mas em dezembro já estou d máquina nova (OBAAA)!!! Aí volto aqui e leio de novo! Dá + dicas , o post está muito bom como sempre e as imagens lindas!
    Beijinhos,MI

  3. adoro fotografia, mas não tenho mt conhecimento…
    um dos meus planos pra depois do mestrado é fazer o curso de fotografia do senac.
    bem que vc podia dar mais diquinhas sobre esse assunto, né, re?
    adorei as de hoje!

  4. Olá,

    Eu acho a qualidade da fotorgrafia uma parte muito importante nos blogs de moda. Não consigo acompanhar blogs que têm fotos com qualidade ruim. E pra mim o essencial é a iluminação e o fundo. A foto tem que ser clara, mostrar detalhes, e o fundo tem que ser neutro, simples, sem confusão. Eu tento ao máximo fazer isso nas minhas fotos…. se puder visitar o meu blog e dar sua opinião, ficarei muito feliz!
    Ah e eu tenho um probleminha muito frequente: às vezes as fotos estouram muito, deixando meu guarda-roupa completamente branco. Isso acontece sempre que vou tirar as fotos segurando bolsa, não faço idéia do que seja.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s