Você é o que você veste

 

 

A menina linda aí em cima é a Karla. Ela adora vintage, como se pode ver, e tem muito talento pra misturar peças novas e clássicas. Sempre visito o blog dela. O motivo dessa foto estar aí é, obviamente, o casaco de pele.

Embora seja vintage e tenha sido adquirido num brechó, usar um casaco de pele é afirmar que, novo ou velho, você acha que é bonito. Muita gente adora casaco de pele e justifica a beleza de uma peça vintage dizendo que vale satisfazer um gosto com uma peça antiga e que nenhum animal foi morto por aquilo recentemente. Eu também achava que devíamos honrar o boizinho que morreu pra virar aquela bolsa linda que tá lá no brechó e que eu me sentia justificada em comprar.

Tá, é verdade que a morte não aconteceu ontem. Mas usar um casaco de pele, independentemente de quando esse animal foi morto, é aceitar que animais podem morrer pelo seu “direito” à beleza. E se o casaco foi usado 10, 100 ou mil vezes, ou tem 20, 30 ou 50 anos, pergunto:  isso faz alguma diferença em considerar a brutalidade da cena?

Então, se você acha chique usar um animal morto sobre o corpo, ótimo! Vá lá e compre seu casaco vintage. Mas se você odeia a ideia que um animal foi caçado ou criado para ser assassinado e ter sua pele removida, tanto faz se foi há 100 anos ou 1 mês, não use. Isso é declarar uma posição, é assumir o controle sobre suas decisões e saber usar a cabeça ao invés de simplesmente achar bonito e chique só porque tem um monte de editores de moda dizendo que é bonito e sempre será.

Karla, desculpe-me, mas não concordo com isso. Continuo achando que você é linda e se veste maravilhosamente bem e que podia ter ficado sem esse casaco. Exatamente o caso da foto abaixo, do Sartorialist. Dos quase 200 comentários, apenas alguns poucos se manifestaram contra a pele e foram tachados de exagerados, eco-chatos, eco-terroristas, imbecis ou simplesmente cafonas. Todo o resto elogiou dizendo como é lindo, como é chique, pode porque é vintage ou pode porque é bonito mesmo e dane-se!

 

 

Você está de que lado?

 

Anúncios

20 thoughts on “Você é o que você veste”

  1. Sempre leio seu blog, mas quase nunca comento. Aliás, acho que nunca comentei…
    Bom, acho importantíssima essa discussão, é absolutamente ridículo e egoísta usar pele para satisfazer desejos “fashionistas”. Sou contra. Mas e o couro? Eu não compro há um bom tempo, mas sempre me pego em contradição quando, por exemplo, ganho alguma coisa do material. É uma discussão que tem de ser feita comigo mesma, sobre a coerência daquilo que acredito.

    Gosto muito do blog!

    Beijos

    Ju

    1. Oi, Ju!
      Obrigada pelo comentário!
      Presentes são complicados… Pra quem não sabe, eu aceito, uso e fica guardado comigo pq a pessoa me deu de coração e com carinho. Mas a maioria das pessoas que eu conheço tb me conhecem e já sabem como eu penso. É tb nosso dever falar, né? Assim eu tenho certeza que ninguém vai me convidar pra ir numa churrascaria nem me presentear com uma bolsa feita de pele de feto bovino!
      Beijinhos e comente sempre!

  2. Nossa, essa segunda foto é absurda!
    Horrível e cruel!
    Re, eu não uso nem jaqueta de couro, quanto mais pele!
    Já consigo comprar bolsas e cintos em couro sintético, toda feliz!
    O maior problema são os sapatos!
    Descobri a Beira Rio, que faz bota, scarpin, sapato boneca de couro sintético e a Picadilly, onde comprei meu oxford de couro vegetal. Nos EUA vc acha muito sapato de vinil como alternativa!
    Não quero que a minha beleza seja condicionada pelo sofrimento dos bichinhos!
    Muito obrigada por abordar essas questões!

    Beijo!

    1. Aline, querida!!

      A Beira Rio mesmo tudo de bom! Adoro tb! e a Piccadilly sou f! Ta a prova que nao precisa matar ningum pra ser fashion e feliz!

      Beijinhos mil!

  3. Oie Re…
    Realmente esse sgunda foto é bem cruel.. lembra qdo fomos no “varal do beco” e tinha um “bichinho” desse pendurado no teto? todo mundo que tava lá com a gente ficou meio mal…
    já acho mal comer carne, imagina só vc usar um cadaver pendurado no corpo… não é querer ser “eco-chata”, mas realmente não há mais necessidade que as pessoas usem esse tipo de coisa! independente de qdo foi morto….
    Mas a segunda foto não anula a primeira que não é tão explicita qto a segunda mas que infelizmente mostra algo tão cruel qto…
    Tbm procuro alternativas na hora de me vestir, evito usar couro, sempre busco o sintético ou o vegetal…
    E concordo mostramos de que lado estamos qdo nos vestimos… valendo para o post anterior tbm!!!!
    quero elogiar estes dois últimos posts…estão incriveis e acho que faz com que as pessoas realmente reflitam sobre esses dois assuntos tão polemicos!
    posso até indicar esses dois posts lá no meu blog???
    bjin

  4. eu concordo. tudo o q vc poe sobre o corpo e uma declaração de quem vc é, o q te importa, como vc vive e faz as coisas. com o que vc se importa. Eu me importo em ter um cadáver sobre corpo. Acho o conceito em si ruim e nada justifica a morte de qqer ser.
    bjus

  5. Olá, é a primeira vez que comento no seu blog. Eu não entendo como essas pessoas acham normal usar um casaco de pele, resultado da morte brutal de um bicho inocente. Abomino pessoas assim. É um dos motivos q me deixam profundamente triste em relação ao ser humano…

  6. Bonito é, sem dúvida. Se eu compraria? Não, pelo preço que fosse. Mas isso não me impede de usar o que herdei da avó.

    A cena terá sido, decerto, de uma crueldade e brutalidade estúpidas, mas creio que pior teria sido deitar tudo fora. Seria uma afronta ao pobre do animal (visto que para além de ter sido sacrificado por vaidade, teria sido em vão) e a quem não tem o que vestir.

    E pelo caminho da minha selecção, quando a avó faleceu, cheguei a doar peças dessas porque ninguém da família as usava.

    E é por este motivo que eu faço ouvidos moucos quando alguma colega implica com o casaco que tenho vestido ou a bolsa que uso.

    No entanto, comprar peles não faz mesmo parte dos meus planos.

    Beijinho

  7. vc sabe rê… sou uma carnifora de carteirinha… mas eu nao consigo aceitar o uso da pele. sei q eh um pouco hipocrita já q eu como carne, mas….
    eu acho crueldade.

    mas confesso q tenho um casaco sintético….

    pode brigar comigo… eu sei q mereço

    te adoro

    bjs

  8. Eu acho cafona e ponto. Sintético, verdadeiro…casaco de pele é UÓ.

    E o que é esse bicho pendurado no pescoço? Me pergunto se ela usaria o cachorro ou o gatinho dela pendurados aí tb…creeeeedo!

    Não tenho muita coisa contra o uso do couro. Vejo mais como uma forma de reaproveitamento, já que é impossível transformar o mundo em vegan, então vá lá…não é certo, mas um pouco mais aceitável. Prefiro os sintáticos tb, mas tenho sim algumas coisas de couro.

    Mas já vi vídeos de como tiram a pele desses bichinhos peludos. E tiram com o bicho VIVO. Quase vomitei qd vi…fiquei mal mesmo. Tenho vontade de bater muito na cara de quem tem coragem de usar isso.

    Belo post.

    Beijo

  9. “Bonito é, sem dúvida. ”
    Gente, não consigo achar isso bonito de forma alguma. Tremendo mau gosto. Bizarro, bizarro…

  10. Ô Renata, tão bacana sua manifestação a respeito desta situação… do jeito que as pessoas andam ultimamente, se as mocinhas resolverem adotar a postura da Karla, citada na postagem, daqui a pouco vira moda e as pessoas vão usar, e antes de mais nada, achando que é justificável.
    A pouco tempo recebi um e-mail mostrando como é feito para que eles tirem as peles dos animais, ainda vivos, sem dó nenhuma… Nossa… Só de lembrar escuto os bichinhos urrando de dor… me dá calafrios.
    Como o ser humano pode ser tão cruel… e as pessoas ainda tem coragem de apoiar e comprar… (Prá mostrar que tem dinheiro? isso sim é cafona). Não entendo e fico indignada…
    Não sou ativista e nem fico defendendo causas… Não tenho esse “biotipo”, sou muito quieta neste requisito, mas sinceramente meu estômago embrulha quando me lembro daquelas cenas e vejo essas bonitinhas aí em cima com seus casacos belíssimos…
    É uma pena que ainda existam pessoas assim.
    Ai… acho que falei demais né? Mas não pude me conter… é muita crueldade.
    Um abraço

    1. Carol, não falou demais não! Eu nem preciso ver essas cenas porque sou tão emotiva que sei que vou ficar muito mal. Só de ler o que vc escreveu fico péssima de imaginar.

      É muita crueldade mesmo e tudo em nome da “beleza”. Tá na hora da gente parar pra pensar o que a gente está fazendo com este planeta e os seres que habitam nele. Todo mundo vai pagar o preço, vide o terromoto do Haiti.

      Obrigada pelo seu comentário!

      Beijinhos mil!

  11. Parabéns! Pele de animais ( couro também ) são anti ecológicas e afetam o ambiente.
    Não uso somente pelo fato de virem de animais. Nem me alimento deles pois não é necessário. (Vide pesquisas nutricionais). Se fosse só por este motivo, já valeria a pena; mas tem o lado ambiental também.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s