Peças fáceis e rápidas de tricotar – XALES

Xale nada mais é do que um grande cachecol. Um pouco mais largo e um pouco mais curto (ou não) pode ser feito com os mais diferentes pontos e tipos de fios. Não tem costura, não tem complicação! É uma ótima peça para quem está começando. Nenhuma das peças abaixo tem receita, eu fui fazendo todas de cabeça e resolvendo os problemas a medida que eles apareciam. Elas servem de inspiração pra você montar a sua: faça uma amostra, escolha um fio apropriado e boa sorte!

 XALE COM PONTOS DERRUBADOS

IMG_7738

Este cachecol/xale é bem diferente. Usei seis fios diferentes, tricotados juntos em ponto tricô com agulha 12. O trabalho fica duro e pesado mas pra deixar a peça molinha e gostosa, usei um truque: na penúltima carreira, deixei cair um ponto a cada 3. Arrematei a última carreira normalmente e fui desfiando os pontos derrubados até embaixo. Parecem franjas na horizontal (uma leitora me pediu pra dar a receita do truque… tá aqui!!). Nunca desfie o primeiro nem o último ponto. E sempre acabe com uma carreira tricotada e arrematada, senão a peça se desmancha.

IMG_7737IMG_7432

Os pontos já desfiados e os fios utilizados.

 Dá pra usar de várias formas:

IMG_7734IMG_7735IMG_7736

XALE LISTADO E TORCIDO

IMG_7739IMG_7740

Este é um retângulo, com listas em ton sur ton, feito com a lã Paratapet, que é uma lã para bordados e tapeçarias. Ela é mais grossa, torcida e é 100% lã. Sem o acrílico, fica um pouco pesada e também não tem o mesmo caimento de um fio com poliamida, por exemplo. Então, aproveitei o que ela tinha de melhor: ela esquenta muito e pode ser usada em peças mais estruturadas. Por ser mais pesada, escolhi um xale pequeno. Pra não ficar muito comum, o truque aparece na hora de vestir: um lado fica do direito o outro do avesso. Acho lindo as listas no avesso e assim dá pra mostrar. Prendi com um palito pra cabelo fininho, que entrou entre os pontos e não “machucou” a peça. Usei agulha 7.

XALE COMPRIDO E MULTI-USO

IMG_7741IMG_7743IMG_7744IMG_7745

O legal desse xale é o sentido do trabalho: ele não foi feito no sentido do comprimento, como se faz a maioria dos xales/cachecóis, mas no sentido da largura! Pra isso, foram 150 pontos na agulha 12 e muita dor nos braços, porque o trabalho ficou bem pesado. Essa lã é a Gaia, da Aslan, que já saiu de linha. O efeito é lindo, o dourado com esse rosa é maravilhoso, o caimento é fantástico, mas ela tem um grande defeito: é pesadíssima!! E também não rende nada: pra fazer essa peça gastei quase 5 novelos. Enfim, nem tudo é perfeito. Todo tricotado em cordão de tricô, apenas fiz uma barrinha de ponto meia pra aplicar alguma coisa, talvez uma renda dourada… Ainda não sei, tá bonito assim porque a lã já é bem trabalhada.

Inspirou-se?? Agora, invente o seu!

Anúncios

29 thoughts on “Peças fáceis e rápidas de tricotar – XALES”

  1. Entendi tuuuudo da explicação dos pontos, Rê! hahahaha… shame on me, preciso aprender, preciso aprender…

    Adoro esses posts onde vc é a modelo. Além de vc ser prendada, é uma fofa e escreve / explica tudo muito bem.

    B-jo, querida.

    1. Brigada, Lily linda!!
      E qdo vc quiser, já sabe onde encontrar a professora!! ehehe
      Ah, vamos combinar certinho do finde!! Mando um email pra Aline e pra vc já, já!

  2. Ai, Rê!
    Morro de vontade com esses seus posts!
    Mas sou tapada com agulhas!!!
    Quando o mestrado acabar, vou me dedicar a 2 coisas: aprender a costurar e a fotografar!
    Quero muito!!!

    Beijão!!!

    1. Aline, já faz tempo que eu falei pra Lily, pra Lou e pra Ana HVAOff que eu queria muito me aprimorar na costura!!
      Morro de vontade de ter minha máquina de costura e fazer minhas artes!
      E fotografia é uma lindeza só! Vale muito a pena parar pra aprender uns truquezinhos… Sou formada em fotografia, qualquer dúvida, tamos aqui! 😀
      Beijinhos!

  3. Olá Renata! Prazer conhecer o seu blog!
    Muito interessante. Só hoje, eu já vi 10 páginas de posts, e o que mais gostei é como você apresenta maneiras de refletir sobre o consumismo e as alternativas existentes de, sem necessariamente gastar, adquirir mais e mais, se vestir e sentir-se bem.

    Parabéns! Continuarei visitando!

  4. Hã!?Puxa ficaram otimos!Boa ideia para fazer com agulhas grossas e tem aparecia de que esquentam mesmo…gostei muito do texto da Marina Colasanti…parabens1Até!:)

  5. Olá!
    Nem sei como cheguei aqui no seu blog, mas já está nos favoritos!

    Lindas as peças em tricô, mas eu gostei muito foi da sua calça de cintura alta!Onde vc encontrou uma calça assim?

    Gabriela

    1. Gabi, essa calça é da Collins, conhece? É uma marca que tem peças muito diferentes… eu adoro!
      Beijinhos e volte sempre!

  6. Oi Renata,
    Para o primeiro xale, quantos pontos você põe na agulha e tece até que tamanho?
    Obrigada e um abraço
    Isabel

  7. Oi, Renata
    O seu blog é uma delicia.
    Adoroooooooo suas pecas, já vi os cachecóis e agora os xales. Parabéns, mesmo, pelo bom gosto e pelo estilo. Gosto mutio.
    No primeiro xale, quantos pontos vc usou e qual agulha?
    beijinhos

  8. Oi, Márcia!
    Obrigada pelo seu comentário!
    Não me lembro qtos pontos usei no primeiro xale! Na verdade, fui testanto e vendo o tamanho que eu queria. Acho que foram uns 50 pontos, na agulha 12. Mas vc tem que calcular baseado no tamanho que vc quer e nos fios que vc tem.
    Beijinhos e boa sorte!

  9. Renata,quero fazer um xale em triangulo.So que na ponta nas costas gostaria que ficasse redondo,tem como.Pode me ensinar.Ja coloquei 220 malhas na agulha e agora vou diminuindo.Como fazer no final.Obrigada

    1. Oi Angela
      Pra ficar mais redondinho, basta vc não diminuir tantos pontos até o final e tricotar umas 4 ou 5 carreiras com a mesma quantidade de pontos no final. Dependendo do tamanho do seu xale, da pra saber: qdo a ponta ficar como vc quer, pare de diminuir , tricote algumas carr., como eu já falei, e arremate. Vai ficar arredondado.
      Beijinhos e boa sorte!

  10. Adoro seu blog. É super rico em detalhes, com muita inofrmação útil e fotos que ajudam a visualizarmos como ficará nosso trabalho seguindo suas receitas e dicas.
    Obrigada por compartilhar seu conhecimento!
    Muita luz para você!
    Bjs
    Karin

  11. sou iniciante Renata e quando você diz derrubar o ponto eu não sei o que fazer, imagino que seja não tricotá-lo e deixá-lo solto mas o termo desfiar esses pontos eu não imagino o que seja. Pode me ajudar?
    também gostaria de fazer um xale da lã Picollo da Pinguim em ponto tricô para minha neta (18 anos), mas não sei quantos pontos devo colocar na agulha nem qual agulha usar Obrigada e fico no aguardo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s