As peças a seguir foram metade baseadas em receitas e metade adaptadas. Por isso, não tenho receita delas mas espero que sirvam de inspiração pois são peças fáceis e ótimas para as intermediárias, digamos assim…
Esse é um colete bem diferente. As costas são um grande retângulo em meia e só. A frente são duas tiras cruzadas e costuradas nas laterais. Fica muito aconchegante, porque a modelagem abraça o corpo. Usei o fio Pingouin Marte, que é bem grosso e sem torção, o que o torna extremamente delicado e um pouco difícil de tricotar, já que não pode ser puxado nem esticado. Algumas tricoteiras odeiam esse fio justamente por causa disso mas eu gostei. Ficou bem leve e macio, mas o caimento é um pouco rígido. Usei 5 novelos e agulhas 10.
Esse é basicão e facílimo. As costas são um grande retângulo, calculado na sua medida. Cada lado da frente deve corresponder a 1/3 das costas, ou um pouquinho mais se você quiser fechar mais o pescoço. É só costurar as partes e pronto! Para este colete me baseei numa receita tradicional de quimono, que é tricotado assim, com retângulos, sem diminuições nem aumentos. O capuz fiz porque sobrou lã. O ponto é o tijolinho (tijolinhos alternados em meia e tricô) e eu soltei um ponto a cada 8 para as laçadas na horizontal, desfiando-os até a barra. O acabamento em ponto caranguejo (crochê) é a mão da minha mãe! Eu (vergonha!!) ainda não aprendi a fazer crochê! Só sei fazer ponto baixo, ponto alto e corretinha… mas um dia eu chego lá! A lã é a Pingouin Família e agulhas 6.
Este colete foi adaptado de uma receita da revista Manequim. Ele é tricotado na horizontal, em ponto barra 3/2, o que o deixa com um caimento incrível. A receita original pedia o fio Pingouin Sedificada usado triplo, mas eu usei Pingouin Fricote e ficou ótimo! Muito fofo! O franzido da frente é conseguido na hora de costurar a gola. Foram quase 5 novelos e agulhas 10. Pra quem quiser, reproduzo abaixo a receita da Manequim:
Colete Azul
Tamanho: 40
Material
Pingouin Sedificada (usado triplo) – 6 novelos na cor 525 (m. blue); ag. para tricô PINGOUIN nº 10.
Pontos empregados: Ponto Fantasia – 1ª carr.: * 3 m., 2 t. *; repetir de * a * até o final. 2ª carr.: tric. acompanhando o p.Repetir sempre as 1ª e 2ª carr. Cordão de tricô – direito e avesso em t.
Amostra: um quadrado de 10 cm em cordão de tricô e 3 fios tricotados juntos = 8 p. x 14 carr.
Como fazer
A peça é feita com 3 fios trabalhados juntos.
Montar 30 p. e trabalhar em p. fantasia, aum. à esquerda, cada 2 carr. 2 p. (9 v.). A 17 cm do início, formar a abertura da cava dividindo o trabalho da seguinte maneira: trabalhar sobre os primeiros 24 p. e deixar o p. restantes à espera. A 37 cm do início, deixar esses p. à espera e retomar os 24 p. da esquerda. Trabalhar em p. fantasia até obter 37 cm do início. Juntar os 48 p. na mesma ag. e continuar trabalhando em p. fantasia. A 83 cm do início, formar a abertura da outra cava da mesma maneira que a primeira. A 103 cm do início retomar todos os p. na mesma ag. e dim. à esquerda, cada 2 carr. 2 p. (9 v.). A 120 cm do início, rem. acompanhando o p. Para formar a beirada inferior da peça, unir o fio no p. do canto da Frente Esquerda, levantar 66 p. até o p. central das Costas e trabalhar em cordão de tricô. A 12 cm do início, rem. Unir o fio novamente no p. central das Costas, levantar 66 p. até o p. do canto da Frente Direita e trabalhar em cordão de tricô. A 12 cm do início, rem. Unir as beiradas no centro das Costas com p. invisíveis.
Rê, vc é, definitivamente, a mais prendada. Eu não sei fazer nada disso, que dirá inventar peças. Ficaram todas lindas, incrivelmente fofinhas.
B-jo, querida.
Amei o primeiro, amarelo 😀 É diferente de tudo o que já vi! Já está aqui nos favoritos, juntamente com o bolerinho para experimentar num futuro próximo, espero ^^
Beijinho
Se eu soubesse usar uma agulha de trico, ateh me arriscava heheh
lindos os modelos…
bjs mari
Nossa, definitivamente vc é muito prendada mesmo, como disse a Lily!
São maravihosos,as cores lindas,os modelos super diferentes.
Adoro Tricot mas nunca tive paciência de aprender.
Parabéns,muito lindo mesmo,meu favorito: O amarelo!
Bjs,Mi.
Tudo lindo! Tem que colocar seus projetos no Ravelry! 🙂
Que coletes maravilhosossssssssssssss!
Amei o lilás com capuz!
Achei engraçado vc se desculpando por não saber fazer choche!
Pior eu que não sei fazer nada!
=P
Beijo!!!
Isabela!! Que que é Ravelry, deus meu??? ehehe
Me explica!!
Beijinhos!
Rê tem algum site ou blog que ensine os fundamentos do tricô????? Tô super querendo aprender…
bjus
Menina, seu cabelo é O cabelo. A coisa mais linda *-*
Ola Renata adorei seus trabalhos eu estou apenas começando mais gostaria de tentar fazer o bolerinho que vc fez me manda a receita vai? Muitas Beijocasss
renata entrei augumas veses no teu site e não deixei nem um comentario só fiquei de namouro,porem hoje me apaixonei por um mantor cor vinho com capus que achei um maximo espero copia-lo para mim . o seu site e lindo espero ver muitas coisas bonitas aqui. voce não importa se eu copia-lo se eu concequir e claro . não sou um genio(a) beijos de uma nova amiga…
Cleusa, pode ‘copiar’ à vontade! Eu acredito que trabalhos de tricô nunca são cópias pois sempre deixamos nossa marca.
Beijinhos e boa sorte!
Renata, minha cara (permita-me chamá-la assim, sou sua fã de carteirinha).
Amei todos os modelos, mas gostaria, muito, se fosse possível, claro, que você passasse o ponto que usou pra fazer a parte da frente do amarelo, pois me apaixonei pelo modelo e já estou de agulhas em punho pra fazer o meu.
Desde já grata
Julyana, querida!
O ponto mais simples do mundo, o tal ponto turco, conhece? *1t.1laç.2pjt.*. Segue assim até o fim! 🙂
Beijinhos e boa sorte!
Obrigada, Renata!!! vc é nota 1000! Vou começar o meu agooooooooooooora!
Bj
gostei muito de tuas peças, gostaria muito se tiver coletes para meninos até 08 anos pois é para eles que estou procurando algo. Mas aquele amarelo é hiper diferente, gostei por demais, como faço para adquirir a receita ? Bjos e obrigada .
Não vi uma peça feia , caramba da vontade de fazer tudo!!!!!!!!!Parabéns!!O bolerinho já vou montar esta semana para uma sobrinha,mas procuro coletinhos ou casacos para bebes de até 2 anos para sobrinho e afilhada .
Continue no tricot, você é “expert” no assunto.Sou como você no crochê sou ruim ,só sei correntinha ponto alto e baixo.Os helps peço pra minha mãe.Ela sim,faz trabalhos lindos e ainda misturando tricot, da até uma invejinha rs.
Queria muito a receita do amarelo,vc lembra como fez?
Ilze, na verdade não tem receita! É um quadrado em meia na sua medida das costas e duas tiras com metade da largura das costas, cruzadas e costuradas nas laterais. As tiras eu fiz em ponto turco (1t., 1laç., 2pjt.) Mas você pode usar qualquer ponto! 🙂