Peças fáceis e rápidas de tricotar – Coletes

 

As peças a seguir foram metade baseadas em receitas e metade adaptadas. Por isso, não tenho receita delas mas espero que sirvam de inspiração pois são peças fáceis e ótimas para as intermediárias, digamos assim…

 

IMG_7747 IMG_7749

Esse é um colete bem diferente. As costas são um grande retângulo em meia e só. A frente são duas tiras cruzadas e costuradas nas laterais. Fica muito aconchegante, porque a modelagem abraça o corpo. Usei o fio Pingouin Marte, que é bem grosso e sem torção, o que o torna extremamente delicado e um pouco difícil de tricotar, já que não pode ser puxado nem esticado. Algumas tricoteiras odeiam esse fio justamente por causa disso mas eu gostei. Ficou bem leve e macio, mas o caimento é um pouco rígido. Usei 5 novelos e agulhas 10.

 

IMG_8091 IMG_8095

Esse é basicão e facílimo. As costas são um grande retângulo, calculado na sua medida. Cada lado da frente deve corresponder a 1/3 das costas, ou um pouquinho mais se você quiser fechar mais o pescoço. É só costurar as partes e pronto! Para este colete me baseei numa receita tradicional de quimono, que é tricotado assim, com retângulos, sem diminuições nem aumentos. O capuz fiz porque sobrou lã. O ponto é o tijolinho (tijolinhos alternados em meia e tricô) e eu soltei um ponto a cada 8 para as laçadas na horizontal, desfiando-os até a barra. O acabamento em ponto caranguejo (crochê) é a mão da minha mãe! Eu (vergonha!!) ainda não aprendi a fazer crochê! Só sei fazer ponto baixo, ponto alto e corretinha… mas um dia eu chego lá! A lã é a Pingouin Família e agulhas 6.

 

IMG_8096 IMG_8100

Este colete foi adaptado de uma receita da revista Manequim. Ele é tricotado na horizontal, em ponto barra 3/2, o que o deixa com um caimento incrível. A receita original pedia o fio Pingouin Sedificada usado triplo, mas eu usei Pingouin Fricote e ficou ótimo! Muito fofo! O franzido da frente é conseguido na hora de costurar a gola. Foram quase 5 novelos e agulhas 10. Pra quem quiser, reproduzo abaixo a receita da Manequim:

 

Colete Azul

Tamanho: 40

Material
Pingouin Sedificada (usado triplo) – 6 novelos na cor 525 (m. blue); ag. para tricô PINGOUIN nº 10.

Pontos empregados: Ponto Fantasia – 1ª carr.: * 3 m., 2 t. *; repetir de * a * até o final. 2ª carr.: tric. acompanhando o p.Repetir sempre as 1ª e 2ª carr. Cordão de tricô – direito e avesso em t.

Amostra: um quadrado de 10 cm em cordão de tricô e 3 fios tricotados juntos = 8 p. x 14 carr.

Como fazer

A peça é feita com 3 fios trabalhados juntos.
Montar 30 p. e trabalhar em p. fantasia, aum. à esquerda, cada 2 carr. 2 p. (9 v.). A 17 cm do início, formar a abertura da cava dividindo o trabalho da seguinte maneira: trabalhar sobre os primeiros 24 p. e deixar o p. restantes à espera. A 37 cm do início, deixar esses p. à espera e retomar os 24 p. da esquerda. Trabalhar em p. fantasia até obter 37 cm do início. Juntar os 48 p. na mesma ag. e continuar trabalhando em p. fantasia. A 83 cm do início, formar a abertura da outra cava da mesma maneira que a primeira. A 103 cm do início retomar todos os p. na mesma ag. e dim. à esquerda, cada 2 carr. 2 p. (9 v.). A 120 cm do início, rem. acompanhando o p. Para formar a beirada inferior da peça, unir o fio no p. do canto da Frente Esquerda, levantar 66 p. até o p. central das Costas e trabalhar em cordão de tricô. A 12 cm do início, rem. Unir o fio novamente no p. central das Costas, levantar 66 p. até o p. do canto da Frente Direita e trabalhar em cordão de tricô. A 12 cm do início, rem. Unir as beiradas no centro das Costas com p. invisíveis.

Colete - Manequim

 

 

 

 

Anúncios

19 thoughts on “Peças fáceis e rápidas de tricotar – Coletes”

  1. Amei o primeiro, amarelo 😀 É diferente de tudo o que já vi! Já está aqui nos favoritos, juntamente com o bolerinho para experimentar num futuro próximo, espero ^^

    Beijinho

  2. Nossa, definitivamente vc é muito prendada mesmo, como disse a Lily!
    São maravihosos,as cores lindas,os modelos super diferentes.
    Adoro Tricot mas nunca tive paciência de aprender.
    Parabéns,muito lindo mesmo,meu favorito: O amarelo!
    Bjs,Mi.

  3. Que coletes maravilhosossssssssssssss!
    Amei o lilás com capuz!
    Achei engraçado vc se desculpando por não saber fazer choche!
    Pior eu que não sei fazer nada!
    =P

    Beijo!!!

  4. Ola Renata adorei seus trabalhos eu estou apenas começando mais gostaria de tentar fazer o bolerinho que vc fez me manda a receita vai? Muitas Beijocasss

  5. renata entrei augumas veses no teu site e não deixei nem um comentario só fiquei de namouro,porem hoje me apaixonei por um mantor cor vinho com capus que achei um maximo espero copia-lo para mim . o seu site e lindo espero ver muitas coisas bonitas aqui. voce não importa se eu copia-lo se eu concequir e claro . não sou um genio(a) beijos de uma nova amiga…

    1. Cleusa, pode ‘copiar’ à vontade! Eu acredito que trabalhos de tricô nunca são cópias pois sempre deixamos nossa marca.
      Beijinhos e boa sorte!

  6. Renata, minha cara (permita-me chamá-la assim, sou sua fã de carteirinha).

    Amei todos os modelos, mas gostaria, muito, se fosse possível, claro, que você passasse o ponto que usou pra fazer a parte da frente do amarelo, pois me apaixonei pelo modelo e já estou de agulhas em punho pra fazer o meu.
    Desde já grata

    1. Julyana, querida!
      O ponto mais simples do mundo, o tal ponto turco, conhece? *1t.1laç.2pjt.*. Segue assim até o fim! 🙂

      Beijinhos e boa sorte!

  7. gostei muito de tuas peças, gostaria muito se tiver coletes para meninos até 08 anos pois é para eles que estou procurando algo. Mas aquele amarelo é hiper diferente, gostei por demais, como faço para adquirir a receita ? Bjos e obrigada .

  8. Não vi uma peça feia , caramba da vontade de fazer tudo!!!!!!!!!Parabéns!!O bolerinho já vou montar esta semana para uma sobrinha,mas procuro coletinhos ou casacos para bebes de até 2 anos para sobrinho e afilhada .
    Continue no tricot, você é “expert” no assunto.Sou como você no crochê sou ruim ,só sei correntinha ponto alto e baixo.Os helps peço pra minha mãe.Ela sim,faz trabalhos lindos e ainda misturando tricot, da até uma invejinha rs.

    1. Ilze, na verdade não tem receita! É um quadrado em meia na sua medida das costas e duas tiras com metade da largura das costas, cruzadas e costuradas nas laterais. As tiras eu fiz em ponto turco (1t., 1laç., 2pjt.) Mas você pode usar qualquer ponto! 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s