Lições Básicas de Fotografia para Blogs e para a vida – LUZ

A escolha da iluminação depende diretamente do seu estilo de vida, de roupa e da sua personalidade. Não é uma escolha tão simples…

.

FLASH!

343221_Rachel-Lynch-web343897_IMG_1448

A luz do flash direto na câmera produz uma imagem chapada e bidimensional. Combina com cores fortes, ousadia e ambientes um pouco caóticos. É bem difícil conseguir uma imagem sem sombras deformadoras ou que não fiquem super expostas (claras demais). Por isso, se puder evitar, evite. Se não conseguir, afaste-se da luz, como diriam naquele filme de terror! Fique a pelo menos 2 metros de distância da câmera para as sombras serem amenizadas. Fotos do Lookbook.nu

.

LUZ DE DENTRO + LUZ DE FORA

lastweek

Lembra da dica de usar a luz da janela nas fotos de interior? Então, às vezes, essa luz pode ser misturada ao flash ou à luz normal da lâmpada. As câmeras digitais já tem um mecanismo de compensação e correção de temperatura dos brancos. Traduzindo: ela corrige as cores erradas provocadas pelas diferentes temperaturas das luzes presentes na cena. A luz da janela, chamada de luz do dia, é mais branca que a luz da lâmpada, que é amarelada. A câmera lê essas duas luzes e faz uma média, pra imagem não ficar nem amarela nem super exposta (branca demais). Quando isso não acontece, programinhas básicos de edição, até aquele editor que já vem com o Windows, fazem o serviço com um clique (correção automática). Foto daqui.

.

“ERROS” QUE DÃO CERTO

pretty exposição 01

As duas fotos acima tem um “erro” em comum: estão super expostas. Perceba que as luzes formam uma mancha branca na imagem: na primeira, não vemos o pé na frente e a mão fica confusa; na segunda, a rua e a parede se juntam numa mancha só. Mas, o que poderia ser um erro, vira arte! A luz do sol na menina na grama contribui para um clima de verão, de calor, exatamente como o vestidinho que ela está usando. Aliás, os brancos do vestido ficaram evidenciados com isso, percebeu? E o tapete branco atrás desse casaco azul e das pernas negras a colocaram num palco. Sabendo aproveitar as condições de luz, podemos criar uma imagem de impacto. Fotos daqui e daqui.

 

A mesma ideia serve para a situação contrária, com menos luz do que seria a leitura correta.

escuro foco 02

Na primeira foto, a pouca luz “apagou” o vestido e evidenciou os acessórios coloridos. Na segunda, as correntes e o rosto marcante e bem maquiado ficaram em evidência. Fotos daqui.

 

Anúncios

4 comentários a “Lições Básicas de Fotografia para Blogs e para a vida – LUZ”

  1. vc acredita que eu não gosto muito de tirar fotos com flash?
    não acho muito bom, dependendo do lugar (principalmente se for escuro) acho que não dá muito certo…

    se bem que eu falo isso pq minha camera não é profissinal…ráááááá! aloka

    bjs

  2. Como eu queria ter tempo pra fazer fotos lindas assim, externas. Mas acho que além de não ter tempo eu não saberia como fazê-las. Lendo assim até parece simples, mas sei que não é.

    B-jo, querida.
    Vamos nos ver sábado???

  3. Ai Renata!

    to em divida com vc!
    ate hj não mandei minhas fotos usando o sapato que ganhei né,….
    Mas aproveitando esse post que eu super amei tenho que comentar! Estou sem camera.. na verdade a minha atual é uma droga.. não dou sorte com essa historia de flash.. minha camera da Kodak o flash batia e mesmo no automatico inves de balancear escurecia a foto (quando ja tinha uma luz artificial) e a atual me deixa fantasminha de tão forte…. ou escure a foto se ja tem luz…. Enfim.. preciso de uma camera boa!
    Truques de fotografia são sempre otimos, mas com certeza uma boa camera é fundamental…. As minhas são Uó… Nem gosto mais de tirar fotos pq ficam sempre com a luz ruim… Alis qual é a sua camera que suas fotos ficam bem legais?

    Bjsss

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s