Lições Básicas de Fotografia para Blogs e para a vida – FOCO e QUADRO

O foco, assim como os planos, é muito importante para criar clima. A maioria das máquinas é automática e regula o foco por aproximação ou afastamento do objeto. Mas com um pouquinho mais de treino, dá pra brincar bastante e produzir imagens muito bonitas. O quadro, ou enquadramento, direciona o olhar e dá outros pontos de vista.

.

IMAGEM DE SONHO – SEM FOCO

zara-vest-1

Já percebeu que quando uma imagem é delicada e evoca sonhos e desejos, ela é geralmente meio embaçada? Isso porque se alude à impressão de que nem sempre nos lembramos claramente de nossos sonhos e nossos desejos não estão tão bem definidos em nossas mentes. Dá pra reproduzir esse clima na fotografia com foco difuso, meio embaçada, geralmente cheia de luz. Incluir no quadro elementos macios, transparentes e de cores suaves enfatizam esse clima. Foto daqui.

.

FOCO ESPECÍFICO PARA DETALHES

sonia-4

Sabendo regular o foco, podemos apontá-lo para evidenciar uma cor, um objeto, um detalhezinho qualquer. Na foto acima, não há dúvidas que o objetivo foi mostrar a pulseira, já que todo o resto da foto está “embaçado”. A foto fica com textura, repare: dá a impressão que dá pra sentir o frio da pedra da pulseira, em contraste com o calor do casaco vermelho e a maciez da pele. Foto daqui.

.

ENQUADRAMENTO

summer3

 sonia-121

O enquadramento também serve para detalhar e evidenciar, seja ‘cortando’ um pedaço da imagem ou ‘estourando’ um detalhe no quadro todo. De qualquer jeito, a imagem fica geométrica: as linhas diagonais, horizontais e verticais ficam bem definidas, assim como as linhas de perspectiva. A imagem cheia (como a primeira) fica um pouco chapada e deve ser bem trabalhada com a luz. A segunda imagem, cortada, evidencia o detalhe e deve ter o foco bem cuidado. Fotos daqui e daqui.

 

Anúncios

9 comentários a “Lições Básicas de Fotografia para Blogs e para a vida – FOCO e QUADRO”

  1. Taí uma coisa que eu quero muito aprender a fazer, destacar o objeto do primeiro plano e deixar o restante “embaçado”. Já tentei, já pesquisei na internet como fazer, mas não consigo. Me ensina, Rê??

    Beijos, querida.
    Muitas saudades de vc.

  2. Quanta dica boa, poxa tô penando com maquina sem foco, faz toda a diferença. Lindissimas as fotos e o post maravilhoso!!!!
    Depois posto a foto do colar de ontem tá? Ele é lindOOO!!!
    Bjs!!!Mi

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s